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Fornecedores

CADEIA DE FORNECIMENTO E RASTREABILIDADE

O processo de produção de uma roupa até que ela chegue aos nossos clientes é um caminho recheado de cuidados. O primeiro passo começa no desenvolvimento do conceito de uma peça, passando pelo desenho de estampas, desenvolvimento dos produtos, compra de matérias-primas, corte dos tecidos, envio das peças para os fornecedores, e por fim, a distribuição dos produtos nas lojas físicas, e-commerce e atacado.

Levando em conta nossos valores éticos e compromissos institucionais por uma moda mais sustentável, a construção de relacionamentos de longo prazo, baseados na transparência e confiança, nos permite desenvolver uma cadeia de produção limpa, ética, responsável e justa, nos termos de nossos Código de Conduta e Políticas de Sustentabilidade e Diversidade, Equidade e Inclusão, disponíveis em nosso site: https://www.somagrupo.com.br/investidores/estatuto-codigos-e-politicas/ Por isso, estamos sempre trabalhando para incentivar e estender à nossa cadeia nossos valores, de modo a transformar em realidade as melhores práticas do mercado.

A contratação de fornecedores é estratégica para o Grupo SOMA e, portanto, sua análise, seleção, homologação e acompanhamento precede uma avaliação criteriosa. Além de auditorias sociais e de rastreabilidade realizadas por empresa terceira especialmente contratada para esse fim, somos associados à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que congrega representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, reconhecida por incentivar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece a respectiva indústria. Mediante adoção de práticas voluntárias de fornecimento responsável, valorização do trabalho digno e combate à informalidade, busca-se potencializar os valores éticos ao longo de toda a cadeia de valor.

Em 2010, a Associação criou o Programa ABVTEX, com o objetivo de avaliar o grau de conformidade e boas práticas adotadas por todas as confecções e subcontratados que forneçam ou desejam fornecer informações às varejistas associadas da ABVTEX e signatárias do Programa. Mediante participação e adesão voluntária, os fornecedores são auditados pela ABVTEX, conforme critérios abaixo destacados, que avalia e, sendo o caso, aprova o fornecedor parceiro. A Animale hoje conta com 87% de fornecedores certificados pela ABVTEX, em junho de 2023.

LP Fornecedores

1. Produção e Rastreabilidade

Todos os meses, sem aviso prévio, via Programa ABVTEX, nossos fornecedores recebem visitas de auditores cadastrados, que avaliam determinados critérios pré-estabelecidos para verificar a regularidade de aspectos ligados à produção e qualidade, como questões ligadas a prazo e a quantidades de peças em confecção. Além das auditorias promovidas pela ABVTEX, também são realizadas auditorias surpresas por empresa terceira contratada para este fim, intercalando-se. Os resultados de ambas as auditorias geram relatórios de acompanhamento. Eventuais inconformidades encontradas são tratadas caso a caso pelo setor de Compliance e, mediante iniciativa do fornecedor em questão, é traçado um plano de ação para regularização da produção dentro dos parâmetros contratualmente acordados com o fornecedor. Em caso de não resolução, manutenção ou reincidência de inconformidade, eventuais sanções contratuais poderão ser adotadas, de acordo com sua gravidade. Entre as sanções possíveis, estão previstas a revisão de classificação de performance do fornecedor em cadastros internos, descomissionamento de pedidos e/ou mesmo a interrupção temporária (bloqueio) ou definitiva do contrato. O processo é complementado no item 4.

Estas auditorias são importantes para verificar se as peças estão sendo produzidas de acordo com o que se definiu em contrato, dentro de estabelecimentos auditados e homologados e, portanto, devidamente compatíveis com os critérios do checklist socioambiental adotado pelo time de Compliance do Grupo. O processo de acompanhamento é detalhado no item 5

2. Social

As nossas auditorias sociais também ocorrem de forma surpresa, com espaçamento máximo de quatro meses entre elas, em cada fornecedor, intercalando com a auditorias de rastreabilidade e com a ABVTEX. Neste momento, avaliamos a infraestrutura física do fornecedor, certificações e todos os documentos oficiais previstos em contrato como sendo exigíveis para o cumprimento da legislação vigente, especialmente aquela referente à saúde e segurança do trabalho e respeito aos direitos humanos e trabalhistas. Os resultados nos auxiliam a monitorar a existência das condições legais de como a produção contratada está sendo feita e nos permitem antecipar potenciais riscos. Eventuais inconformidades, a depender da gravidade, podem desencadear em sanções contratuais, incluindo a interrupção temporária (bloqueio) ou definitiva do fornecimento por quebra de obrigação ou a exigência de regularização imediata para a manutenção do contrato. O processo é complementado no item 4.

3. Pagamentos

Temos como política o prazo de pagamento padrão de 90 dias para confecções, 120 dias para fornecedores de produto acabado e matérias-primas, sendo acrescido em 30 dias para os maiores fornecedores, totalizando 120 e 150 dias, respectivamente.

4. Gestão de fornecedores e incentivos a melhorias e boas práticas

O Grupo SOMA incentiva seus fornecedores cadastrados a sempre manterem a conformidade legal de suas atividades e a buscarem maior qualificação, mediante a adoção de boas práticas que, adicionalmente às exigências legais, contribuam para a qualidade e sustentabilidade dos produtos e serviços prestados e a valorização do trabalho digno, incluindo melhores condições de remuneração, formalização e profissionalização da mão-de-obra utilizada na cadeia de fornecimento. Nesse sentido, nossos fornecedores devem apresentar em suas estruturas organizacionais pessoas e mecanismos responsáveis por assegurar o cumprimento das obrigações legais, contratuais e gerenciais exigidos contratualmente.

Após seleção, homologação e cadastro, nossos fornecedores são periodicamente avaliados e aqueles que apresentem bons desempenhos ao longo das auditorias, inclusive em relação à adoção de boas práticas (que devem ser valorizadas), ganham maior visibilidade e podem alcançar maior participação como fornecedores estratégicos do Grupo SOMA. Estes critérios são desenvolvidos de acordo com o resultado do nosso Programa de Desenvolvimento, o SOMAR, que classifica fornecedores de acordo com os pilares Sustentabilidade, Operação, Margem, Avaliação de Qualidade e Reatividade. Assumindo assim um espaço no Plano de Sourcing, que são previsões de demanda de 6 meses, onde o fornecedor tem uma capacidade de compra garantida com o Grupo SOMA.

Eventuais denúncias ou suspeitas de violações praticadas por um ou mais fornecedores podem ser enviadas ao Grupo SOMA, gratuitamente, via canal de denúncias: https://www.contatoseguro.com.br/gruposoma e/ou pelo telefone 0800 601 8606.

O contato pode também ser realizado anonimamente e há a garantia do sigilo.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LISTA ATUALIZADA DE FORNECEDORES RELEVANTES DA NOSSA CADEIA DE VALOR:

Queremos construir parcerias duradouras, inclusivas e transparentes, que respeitem a livre iniciativa e, ao mesmo tempo, promovam uma indústria cada vez mais sustentável e socialmente responsável.

5. Devida diligência

Os riscos relacionados aos Direitos Humanos na cadeia de fornecedores são identificados previamente a partir de estudos de mercados sobre a vulnerabilidade de indústria têxtil no Brasil, analisados a partir dos valores previstos no nosso Código de Ética e Conduta. De acordo com essas premissas, os riscos, impactos e violações são: trabalho análogo a escravidão e trabalho infantil, condições dignas de trabalho e normas regulamentadoras de segurança e saúde de trabalho, entre outros critérios que garantam o trabalho digno e seguro. Com o objetivo de prevenção e mitigação, auditorias sociais citadas no item 2 são realizadas e, caso sejam identificados o não cumprimento da legislação, os fornecedores são notificados, um plano de ação é implementado e o Grupo realiza o acompanhamento das medidas de remediação e solução definitiva. No caso da identificação de irregularidades como trabalho análogo a escravidão, infantil, forçado ou condições inapropriadas de trabalho na cadeia, o contrato com o fornecedor é rescindido.

As auditorias do item 2, também identificam potenciais riscos, impactos e violações ambientais na cadeia de fornecimento. Para mitigação e prevenção, são mapeadas questões como disposição final dos resíduos, licenciamento junto ao órgão ambiental local, armazenamento de químicos, emissões de gases de efeito estufa e outros processos que geram impacto no meio ambiente. Como medidas de prevenção, os fornecedores são convidados a participar de treinamentos com especialistas sobre a gestão de indicadores ambientais, ecoeficiência e aplicação de boas práticas, dentre elas economia de energia e água e destinação adequada de resíduos sólidos.

O quadro abaixo sumariza as ações nestes pontos:







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Sim. Produtos adquiridos no site e app podem ser trocados no prazo de 30 dias corridos após o recebimento da peça, onde você poderá escolher um vale-troca ou optar pela troca PP (produto por produto). Outra alternativa no processo de devolução online é a escolha do estorno. Confira as regras.

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